-
Arquitetos: y.ad studio
- Área: 1318 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Shengliang Su
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na cidade de Tongxiang, China, a edificação costumava ser utilizada como moradia. Ao norte, há uma vasta extensão de exuberantes campos de arroz, enquanto ao sul, um lago tranquilo cultiva uma majestosa floresta de sequoias. Com vista panorâmica da floresta, o local atrai multidões para admirar as folhas vermelhas no outono. Durante a primeira visita dos arquitetos ao local, embora as folhas já tivessem caído, um encanto diferente cativou seus sentidos. A equipe vislumbrou aproveitar ao máximo as condições ecológicas existentes. A fusão harmoniosa do volume com seu entorno natural surgiu como uma consideração fundamental e princípio orientador no processo de projeto.
O projeto tem o objetivo de servir como um restaurante que integra as funções de uma estação pública e uma torre de observação. Seguindo a organização da entrada principal e da circulação logística, o arquiteto dispersou estrategicamente essas funções em quatro blocos distintos ao redor de um pátio central, tecendo ambientes paralelos e tridimensionais através de corredores interligados e escadas entre os blocos. A área de jantar foi posicionada ao lado do lago e do bosque de sequoias.
Através de terraços elevados e de uma abordagem de sobreposição, o espaço de refeições oferece as melhores vistas da paisagem e cria um ambiente imersivo centrado na água. Fora do volume, há varandas, caminhos cênicos, passarelas turísticas e gramados recreativos. Essas estradas e caminhos meticulosamente planejados possibilitam uma interação harmoniosa entre local, estruturas, visitantes, lagos e florestas, promovendo um ambiente interativo dinâmico. A paisagem vista de dentro, a interação cuidadosamente planejada de luz e sombra e as experiências espaciais intencionais convergem para forjar uma conexão profunda entre indivíduos e natureza, conectando as pessoas de forma harmoniosa com o mundo exterior.
Um telhado inclinado foi adotado para se adaptar à abundante chuva nesta região, ao mesmo tempo em que presta homenagem ao estilo arquitetônico tradicional de Jiangnan. A torre de observação, assemelhando-se a uma árvore alta, integra-se perfeitamente com a majestosa floresta de sequoias, ecoando a graciosa curva do telhado. Inovando ao se afastar da estrutura convencional de uma só inclinação, o telhado apresenta torções e curvas dinâmicas duplas, rompendo a monotonia. Ao incorporar aberturas na cumeeira do telhado onde essas superfícies curvas convergem, a luz natural penetra no interior, lançando interações de luz e sombra ao longo das superfícies onduladas. Este design não apenas cria uma atmosfera espacial única, mas também infunde o espaço interno com ambientes em evolução que mudam com o clima e a luz do dia.
Painéis de bambu laminado são utilizados como material de fachada, com um tom mais escuro que complementa elegantemente o ambiente natural e a vegetação, fundindo-se harmoniosamente com o contexto e promovendo um profundo senso de tranquilidade e uma conexão íntima com a natureza. Os visitantes são envolvidos por uma atmosfera semelhante a uma floresta, aumentando sua imersão no ambiente natural. A torre da paisagem, adornada de preto, ainda realça a experiência imersiva. Do seu ponto de vista, os visitantes podem contemplar os campos e bosques abaixo, como se estivessem no topo das árvores, promovendo uma conexão mais profunda entre as pessoas e a natureza.